domingo, 13 de março de 2011

Here we go again

Ora bem cá vamos nós outra vez.

A quinta vez dos cinco empenos. Mais uma vez no último sábado de Março (o da mudança da hora) cá nos encontramos. Desta feita vai ser a 26 e como de costume aberto a quem quiser aparecer. Basta avisar. No final há banho para todos e jantar.

Como esta é a quinta edição, pensei em proporcionar aos meus amigos uns empenos diferentes, até porque já praticamente todos eles conhecem o caminho de trás para a frente, bem, quase todos. O Alex ainda faz confusão com algumas subidas.

Assim sendo pensei desta vez ir para o lado oposto. Iríamos subir a serra das Corgas e depois o picoto Rainho. Duas serras para subir, sendo que o topo da última fica a 1100 metros de altura. Suspeitava que o percurso idealizado não seria muito fácil. Também não tinha a certeza se seria todo ciclável. Por isso mesmo fui experimentá-lo ontem. O tempo estava instável. Mas quando saí de casa estava sol. Claro que pouco tempo depois estava a levar com chuvinha no lombo, mas fazer o quê? Alguns enganos e consequente procura de outras opções, mas nada de preocupante. Preocupante mesmo, só os 50 quilómetros de subida.

A história resume-se basicamente da seguinte forma; já há algum tempo que não apanhava um empeno tão grande. Daqueles que cada curva no GPS para o sentido contrário ao do topo era uma dor de cabeça. A juntar a isso há lá pelo meio umas inclinações muito pouco simpáticas. Quando finalmente cheguei lá acima, o nevoeiro cerradíssimo não deixava ver um palmo à frente, mas como era a subir também não era preocupante. A juntar a isso a chuva e o vento gelado.

Os restantes quilómetros seriam quase sempre a descer, mas quando se está empenado, custa de qualquer forma.

Mas também passei por sítios bem bonitos. Entre várias pontes, o percurso passa por um pátio duma casa e diversos carreiros, ribeiras e açudes.

No total são quase 80 quilómetros, sendo que os primeiros 50 (quase sempre a subir) apresentam o bonito número de 2200 metros de acumulado.

Deixo-vos então com os números e com algumas fotos do que vamos apanhar pelo caminho.

Há também um livro comemorativo das edições anteriores. Não sei se cá estará dia 26, mas partilho aqui o link para que possam visualizá-lo.

Até dia 26 (às 9.30).
















livro - cinco empenos (2007-2010)