sexta-feira, 19 de novembro de 2010

É já amanhã.

O António C. vai amanhã pedalar por Espanha no seu IX raid trilhos e aventuras. Como sou seguidor atento do seu espaço, aproveitei logo para me fazer convidado e acompanhá-lo nessa jornada.
O A. com a sua habitual simpatia aceitou a minha intromissão de bom grado.
Como se não bastasse só por si a qualidade das coisas que o A. faz para me motivar, há ainda uma motivação extra. Vamos andar pela Serra da Gata nas redondezas de Eljas e Valverde del Fresno (a localidade espanhola mais próxima da terra do meu pai).
É com saudade e alguma nostalgia que recordo o tempo em que ainda valia a pena ir a Espanha comprar quase tudo a metade do preço e em que o escudo era fortíssimo em relação à peseta. But, the damage is done e agora temos que levar com esta merda de governantes que mais não fazem do que sodomizar-nos constantemente. Ao menos eu tenho a minha consciência tranquila.
Adiante.
Recordo as muitas idas a Valverde del Fresno com os meus pais e sempre senti atracção pelo local, quer do lado de lá, quer do de cá da fronteira, muito antes ainda de andar de bike.
A expectativa de revisitar esses locais que fazem parte das minhas memórias de infância fez com que não pudesse recusar esta oportunidade. Tenho que lá voltar.
Vou no dia antes de forma a aproveitar a visita à parte paterna da família que habita na aldeia com o nome pouco comum de Aranhas, que pertence ao concelho de Penamacor.
Durante o dia e segundo o A. o início será na bonita Aldeia de Eljas, no Sopé da Serra, cruzando depois o bonito Vale de Xálima em direcção a San Martin de Trevejo. Uma povoação lindíssima e com muita história.
A subida ao Castelo de Trevejo é fenomenal e a visita ás suas ruinas e ao seu Mosteiro, é obrigatória.
Desce-se depois para Villamiel, onde tem início a magnífica subida à Sierra de Jálama, contornando o seu famoso pico, (fica para outra oportunidade) e, sempre em sentido ascendente, atinge-se o bonito Puerto de Santa Clara, por lindos e frondosos bosques, que nesta altura do ano, criam paisagens fantásticas, aliadas ás suas inúmeras cascatas e pitorescos regatos.
Seguem-se uns bons kms por single tracks adrenalínicos, (cerca de 13 kms) desde o Puerto de Santa Clara, sempre à meia encosta e pelas cumeadas, com uma espectacular vista sobre todo o vale e as suas aldeias acantonadas, até chegarmos de novo a Eljas.
Como já referi, a expectativa é grande, mas dificilmente sairá defraudada, uma vez que o A. só faz coisas boas.
Deixo aqui algumas fotos roubadas ao google earth de alguns locais por onde vamos andar.









Depois passo por aqui para contar como foi.